Autorização Resolução CONSUNI 002 de 22/11/19 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
Projeto Pedagógico do Curso (PPC)
O Curso
Esta graduação tecnológica contempla matérias fundamentais para a boa negociação no mercado imobiliário, tanto na venda quanto na locação dos diferentes tipos de imóveis. Além de disciplinas das áreas de economia, administração e direito, o currículo inclui conteúdos relativos a ética empresarial, legislação social, orçamentos e economia de mercado. A formação específica do curso está voltada para três modalidades de direito (comercial, imobiliário e urbano), além de avaliação de imóveis e política urbana (urbanização e loteamento). O estágio é normalmente opcional.
As Atividades Principais
O tecnólogo em Negócios Imobiliários é o profissional responsável por garantir ao cliente ou à empresa em que trabalha bons contratos e boas condições de pagamento na comercialização de bens imóveis. Para isso, ele analisa os aspectos favoráveis e os pontos menos vantajosos em venda, compra, permuta, locação de imóveis (residências, prédios, salas comerciais, terrenos etc.) e administração de condomínios. Também elabora planos de ação para o melhor aproveitamento da oferta e da procura no mercado imobiliário, orientando o cliente desde a escolha do terreno até as condições de ocupação do bairro ou região onde o imóvel está localizado. Identifica oportunidades comerciais para o crescimento regional. Planeja, opera e controla a comercialização de bens imóveis. Gerencia empresas prestadoras de serviços na área de gestão de negócios imobiliários. Supervisiona transações imobiliárias. Avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.
O Mercado de Trabalho
O setor imobiliário de todo o país sofre uma desaceleração decorrente da crise econômica, mas especialistas apostam em uma gradativa retomada dos negócios. Além disso, a queda no preço dos imóveis eleva a procura de interessados na aquisição. O profissional pode atuar como autônomo e ganhar por porcentagem de venda, em torno de 6% do valor do imóvel, ou trabalhar em imobiliárias ou empresas de loteamento e urbanização. As regiões Sul e Sudeste concentram grandes lançamentos residenciais e comerciais. No Nordeste, um setor forte é o de imóveis destinados a turistas. Nos estados do Centro-Oeste, o destaque são os imóveis rurais. O profissional dessa área poderá atuar em Condomínios; Construtoras; Empresas urbanizadoras; Imobiliária, Administradoras de imóveis e Incorporadoras; além de Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.